quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

HOMEM RENOVO - HOMEM DE INTEGRIDADE




TEXTOS BASE: Proverbios 10:9;  11:3,20;  13:6


I. D E F I N I Ç Ä O: A definiçäo mais simples de integridade é inteireza. A essencia da integridade  é estar completo. A integridade de compromisso se refere a alguém que está completamente comprometido. Näo está fragmentada, com animo dividido. Näo é dubio, ambíguo em seus pensamentos (Que pode ter mais de um sentido). Ter integridade em renovo significa que näo tenho barreiras para me comprometer com meus companheiros da célula de Renovo. A integridade é a qualidade do caráter que mantem suave o coraçäo, sensível as necessidades, e que me possibilita ser transparente e corajosamente compartilhar minha vida.  A integridade é sinceridade absoluta com Deus e com quem estou comprometido. Ter integridade significa que näo recuso dar ouvidos a minha própria consciência a respeito de mim mesmo e ao pastoreio dos meus irmäos  de Renovo, no  trato de Deus em  minha  vida.  A inteireza de coraçäo é uma necessidade crítica (especialmente no compromisso de Renovo) porque vivemos numa sociedade orientada por uma filosofia Satanica de näo se confiar em ninguém e que enfatiza o  egocentrismo,  o individualismo. E quando o centro da vida é o "EU"  e a minha realizaçäo pessoal, o sacrifício e a entrega mutua para nos comprometermos com o outro fica impossibilitado. Hoje quando olhamos tantas divisões  tantas feridas, e até a falencia de certas denominações, isto é sintomático;  em outras palavras estamos dizendo que: "Os homens näo tem mais palavra e carater para sustentar seus compromissos".
     A chave para a maturidade e uma aliança permanente é a integridade de coraçäo com meu irmäos de renovo. Näo estarmos divididos, fragmentados  Uma alma dividida é uma  alma  enferma,  furtada do seu poder de concentraçäo.


II. A INTEGRIDADE NOS PROTEGE NA IGNORÂNCIA - Genesis 20:1-6
     A história ilustra uma importante consequência da integridade: A instruçäo preventiva de Deus. 
    Ninguém é perfeito, porém se temos um coraçäo sincero para com Deus, integro, se somos absolutamente honestos com Ele e aos meus companheiros de Renovo entäo Ele intervirá para evitarmos os fracassos devido a nossa ignoräncia.


III. A INTEGRIDADE NOS PROTEJE CONTRA O INIMIGO - Salmo 25:19-21
      Davi em sua integridade pede a proteçäo de Deus para näo ser vítima de seus inimigos. Temos  um inimigo que como militar organiza bem suas legiöes contra nós. Porém a integridade de nossos coraçöes permitirá que Deus nos proteja das intromissöes do inimigo. A integridade de coraçäo fechará as brechas por onde o inimigo pode atacar, pressionando suas vantagens.


IV. A INTEGRIDADE DARÁ ESTABILIDADE NO MINISTÉRIO - I Reis 9:4-5
      Para isso devo caminhar com integridade em relaçäo aos mandamentos reciprocos. Necessito aprender a andar em integridade, e o contexto de renovo é lugar apropriado para começarmos a exercitar uns com os outros, e entäo o Senhor confirmará nosso relacionamento e consequentemente a igreja será beneficiada.


V. INTEGRIDADE DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS - Atos 24:16;
     Colossenses 3:17 Esta é a  forma de  recordar que  devemos ser  absolutamente verdadeiros uns com os outros. Devemos viver diante de Deus e dos irmäos de uma forma completa, inteiros, sendo o que somos e permitindo que Deus nos use tal qual somos de acordo com sua obra em nós. A integridade nos guardará de muitos enganos.                   


VI. C O N C L U S Ä O:
      Todos nós ao olharmos  para a  história e  para nosso  próprio ministério, nos confrontaremos com casos e mais casos, de líderes que cairam em adultério, desvios, mentiras ou padröes anormais de moral. Creio que estariamos protegidos de muitos destes enganos se andássemos em compromisso de vida, em integridade diante de Deus e dos homens, em pastoreio mutuo, restaurando-nos, consolando-nos, fortalecendo-nos, animando-nos, suportando-nos uns aos outros. Todo o nosso ser foi atingido pela queda. Por isso só Deus pode me curar e restaurar  completamente  para  aprender a andar comprometido com meus irmäos de Renovo
I Tessalonicenses 5:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário