quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA AUTORIDADE



DEFINIÇÃO: Novo dicionário - AUTORIDADE = EXOUSIA = Poder legítimo, real e desempedido de agir, possuir, controlar, usar ou dispor de alguém ou de alguma cousa.
DYNAMES = Poder físico = Poder legal.
A convicção bíblica é que o único poder legítimo dentro da criação é, afinal de contas, o poder do criador. A autoridade que alguém porventura possua lhe tem sido delegada por Deus. Esse alguém deve contas a Deus do uso que fizer dela (João 19:11). Visto que toda a autoridade, em última analise provém de Deus a submissão às autoridades constituídas, em todos os níveis da vida, é um dever espiritual, uma parte do culto prestado a Deus (Romanos 13:1,2).

I. O TRONO DE DEUS SE FIRMA NA AUTORIDADE

   Os atos de Deus emanam de seu torno. O Seu trono se firma em Sua autoridade. Todas as coisas são criadas e mantidas  pela autoridade de Deus (Hebreus 1:3; 2:8; I Pedro 3:22). A autoridade de Deus representa o próprio Deus, enquanto que o Seu poder representa somente Seus Atos. O pecado contra o poder é pecado contra um atributo de Deus, por isso é mais facilmente perdoado do que o pecado contra a autoridade, porque este é um pecado contra o próprio Deus. É de importância para nós, portanto conhecer a autoridade de Deus.

II. A ORIGEM DE SATANÁS

     (Isaias 14:12-15 e Ezequiel 28:13-19), Falam da ascensão e queda de Satanás. A primeira passagem dá ênfase à violação da autoridade de Deus por parte de Satanás, enquanto a segunda salienta a sua violação à santidade de Deus.  O ato de pecar não foi a causa da queda de Satanás; aquele ato foi simplesmente o produto da sua rebelião contra a autoridade. Foi a sua rebelião que Deus condenou. Em nosso trabalho é possível estar com Cristo na doutrina e ao mesmo tempo estar com satanás na prática. Satanás não receia que preguemos a Palavra de Cristo, mas teme profundamente nossa sujeição à Sua autoridade.

III. AUTORIDADE, A CONTROVÉRSIA DO UNIVERSO

    (Atos 9:15), A controvérsia do universo se centraliza em quem possui a autoridade, e nosso conflito com satanás é o resultado direto de atribuirmos a autoridade a Deus. Quando Paulo se encontrou com Cristo ele O reconheceu como Senhor. No momento em que foi salvo, ele aceitou tanto a autoridade de Deus como a sua salvação. Paulo não estaria pronto a ouvir as palavras de Ananias, se não tivesse se submetido à autoridade de Deus. Não importa a pessoa, mas a autoridade de que está investida. Deus propôs manifestar sua autoridade no mundo através da igreja, a qual se manifesta na coordenação de vários membros do corpo de Cristo.

IV. OBEDIÊNCIA A VONTADE DE DEUS A MAIOR
     EXIGÊNCIA DA BÍBLIA

     A maior exigência de Deus não é que o homem leve a cruz, sirva, traga oferta ou se negue a si mesmo, e sim que obedeça (I Samuel 15:22). Para que a autoridade se expresse deve haver sujeição, para haver sujeição o Eu precisa ser excluído, mas enquanto estamos controlados pelo Eu a sujeição é impossível. Isso só é possível quando se vive no Espírito.

V. A ORAÇÃO DE NOSSO SENHOR NO GETSÊMANI

    (Lucas 22:39-44) - Alguns pensam que a oração de Cristo foi de ira humana. O princípio básico não é escolher a cruz, mas obedecer à vontade de Deus. Se o princípio em que trabalhamos e servimos inclui rebelião, então satanás conseguirá glória, mesmo através dos nossos sacrifícios.

VI. COMO NOSSO SENHOR E PAULO AGIRAM SOB
    JULGAMENTO

    (Mateus 26:62-64; 27:11-14) - Registra o duplo julgamento de Cristo, o religioso, diante do sumo-sacerdote, e o político, diante de Pilatos. Quando julgado por Pilatos não respondeu porque estava sob jurisdição terrena, mas quando o Sumo-sacerdote disse: "eu te conjuro pelo Deus vivo", então ele respondeu. Isto é obediência à autoridade.
     Paulo, em Atos 23:2-9, ao ser julgado, prontamente submeteu-se, ao descobrir que Ananias era o sumo-sacerdote. Somente quando trabalhamos em obediência a autoridade, é que podemos trabalhar de acordo com a vontade de Deus.  Por que Jesus reprova os que profetizam e expeliam demônios em Mateus 7:21-23? Porque faziam do seu Eu o ponto de partida; eles faziam coisas em nome do Senhor, mas era atividade da carne. Jesus dá ênfase ao fato de que só quem faz a vontade de Seu Pai entrará no reino dos Céus (Isaías 1:10-15; Malaquias 2).

VII. VER AUTORIDADE EXIGE UMA GRANDE REVELAÇÃO

         (João 14:21) - Há dois assuntos importantes no universo; Primeiro confiar na salvação de Deus, segundo obedecer a sua autoridade. Crer e obedecer. A bíblia define pecado como transgressão (I João 3:4). O presente século é caracterizado por transgressão. Há dois princípios no universo: Primeiro o da autoridade de Deus. Segundo o da rebelião de satanás. Não podemos servir a Deus demonstrando um espírito rebelde. Satanás ri quando uma pessoa rebelde prega a Palavra. Somente depois que conhecemos a autoridade de Deus e aprendemos a obediência, poderemos conduzir seus filhos no caminho reto.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário