quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

HOMEM RENOVO - HOMEM DE INTEGRIDADE




TEXTOS BASE: Proverbios 10:9;  11:3,20;  13:6


I. D E F I N I Ç Ä O: A definiçäo mais simples de integridade é inteireza. A essencia da integridade  é estar completo. A integridade de compromisso se refere a alguém que está completamente comprometido. Näo está fragmentada, com animo dividido. Näo é dubio, ambíguo em seus pensamentos (Que pode ter mais de um sentido). Ter integridade em renovo significa que näo tenho barreiras para me comprometer com meus companheiros da célula de Renovo. A integridade é a qualidade do caráter que mantem suave o coraçäo, sensível as necessidades, e que me possibilita ser transparente e corajosamente compartilhar minha vida.  A integridade é sinceridade absoluta com Deus e com quem estou comprometido. Ter integridade significa que näo recuso dar ouvidos a minha própria consciência a respeito de mim mesmo e ao pastoreio dos meus irmäos  de Renovo, no  trato de Deus em  minha  vida.  A inteireza de coraçäo é uma necessidade crítica (especialmente no compromisso de Renovo) porque vivemos numa sociedade orientada por uma filosofia Satanica de näo se confiar em ninguém e que enfatiza o  egocentrismo,  o individualismo. E quando o centro da vida é o "EU"  e a minha realizaçäo pessoal, o sacrifício e a entrega mutua para nos comprometermos com o outro fica impossibilitado. Hoje quando olhamos tantas divisões  tantas feridas, e até a falencia de certas denominações, isto é sintomático;  em outras palavras estamos dizendo que: "Os homens näo tem mais palavra e carater para sustentar seus compromissos".
     A chave para a maturidade e uma aliança permanente é a integridade de coraçäo com meu irmäos de renovo. Näo estarmos divididos, fragmentados  Uma alma dividida é uma  alma  enferma,  furtada do seu poder de concentraçäo.


II. A INTEGRIDADE NOS PROTEGE NA IGNORÂNCIA - Genesis 20:1-6
     A história ilustra uma importante consequência da integridade: A instruçäo preventiva de Deus. 
    Ninguém é perfeito, porém se temos um coraçäo sincero para com Deus, integro, se somos absolutamente honestos com Ele e aos meus companheiros de Renovo entäo Ele intervirá para evitarmos os fracassos devido a nossa ignoräncia.


III. A INTEGRIDADE NOS PROTEJE CONTRA O INIMIGO - Salmo 25:19-21
      Davi em sua integridade pede a proteçäo de Deus para näo ser vítima de seus inimigos. Temos  um inimigo que como militar organiza bem suas legiöes contra nós. Porém a integridade de nossos coraçöes permitirá que Deus nos proteja das intromissöes do inimigo. A integridade de coraçäo fechará as brechas por onde o inimigo pode atacar, pressionando suas vantagens.


IV. A INTEGRIDADE DARÁ ESTABILIDADE NO MINISTÉRIO - I Reis 9:4-5
      Para isso devo caminhar com integridade em relaçäo aos mandamentos reciprocos. Necessito aprender a andar em integridade, e o contexto de renovo é lugar apropriado para começarmos a exercitar uns com os outros, e entäo o Senhor confirmará nosso relacionamento e consequentemente a igreja será beneficiada.


V. INTEGRIDADE DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS - Atos 24:16;
     Colossenses 3:17 Esta é a  forma de  recordar que  devemos ser  absolutamente verdadeiros uns com os outros. Devemos viver diante de Deus e dos irmäos de uma forma completa, inteiros, sendo o que somos e permitindo que Deus nos use tal qual somos de acordo com sua obra em nós. A integridade nos guardará de muitos enganos.                   


VI. C O N C L U S Ä O:
      Todos nós ao olharmos  para a  história e  para nosso  próprio ministério, nos confrontaremos com casos e mais casos, de líderes que cairam em adultério, desvios, mentiras ou padröes anormais de moral. Creio que estariamos protegidos de muitos destes enganos se andássemos em compromisso de vida, em integridade diante de Deus e dos homens, em pastoreio mutuo, restaurando-nos, consolando-nos, fortalecendo-nos, animando-nos, suportando-nos uns aos outros. Todo o nosso ser foi atingido pela queda. Por isso só Deus pode me curar e restaurar  completamente  para  aprender a andar comprometido com meus irmäos de Renovo
I Tessalonicenses 5:23

A IMPORTÂNCIA DA AUTORIDADE



DEFINIÇÃO: Novo dicionário - AUTORIDADE = EXOUSIA = Poder legítimo, real e desempedido de agir, possuir, controlar, usar ou dispor de alguém ou de alguma cousa.
DYNAMES = Poder físico = Poder legal.
A convicção bíblica é que o único poder legítimo dentro da criação é, afinal de contas, o poder do criador. A autoridade que alguém porventura possua lhe tem sido delegada por Deus. Esse alguém deve contas a Deus do uso que fizer dela (João 19:11). Visto que toda a autoridade, em última analise provém de Deus a submissão às autoridades constituídas, em todos os níveis da vida, é um dever espiritual, uma parte do culto prestado a Deus (Romanos 13:1,2).

I. O TRONO DE DEUS SE FIRMA NA AUTORIDADE

   Os atos de Deus emanam de seu torno. O Seu trono se firma em Sua autoridade. Todas as coisas são criadas e mantidas  pela autoridade de Deus (Hebreus 1:3; 2:8; I Pedro 3:22). A autoridade de Deus representa o próprio Deus, enquanto que o Seu poder representa somente Seus Atos. O pecado contra o poder é pecado contra um atributo de Deus, por isso é mais facilmente perdoado do que o pecado contra a autoridade, porque este é um pecado contra o próprio Deus. É de importância para nós, portanto conhecer a autoridade de Deus.

II. A ORIGEM DE SATANÁS

     (Isaias 14:12-15 e Ezequiel 28:13-19), Falam da ascensão e queda de Satanás. A primeira passagem dá ênfase à violação da autoridade de Deus por parte de Satanás, enquanto a segunda salienta a sua violação à santidade de Deus.  O ato de pecar não foi a causa da queda de Satanás; aquele ato foi simplesmente o produto da sua rebelião contra a autoridade. Foi a sua rebelião que Deus condenou. Em nosso trabalho é possível estar com Cristo na doutrina e ao mesmo tempo estar com satanás na prática. Satanás não receia que preguemos a Palavra de Cristo, mas teme profundamente nossa sujeição à Sua autoridade.

III. AUTORIDADE, A CONTROVÉRSIA DO UNIVERSO

    (Atos 9:15), A controvérsia do universo se centraliza em quem possui a autoridade, e nosso conflito com satanás é o resultado direto de atribuirmos a autoridade a Deus. Quando Paulo se encontrou com Cristo ele O reconheceu como Senhor. No momento em que foi salvo, ele aceitou tanto a autoridade de Deus como a sua salvação. Paulo não estaria pronto a ouvir as palavras de Ananias, se não tivesse se submetido à autoridade de Deus. Não importa a pessoa, mas a autoridade de que está investida. Deus propôs manifestar sua autoridade no mundo através da igreja, a qual se manifesta na coordenação de vários membros do corpo de Cristo.

IV. OBEDIÊNCIA A VONTADE DE DEUS A MAIOR
     EXIGÊNCIA DA BÍBLIA

     A maior exigência de Deus não é que o homem leve a cruz, sirva, traga oferta ou se negue a si mesmo, e sim que obedeça (I Samuel 15:22). Para que a autoridade se expresse deve haver sujeição, para haver sujeição o Eu precisa ser excluído, mas enquanto estamos controlados pelo Eu a sujeição é impossível. Isso só é possível quando se vive no Espírito.

V. A ORAÇÃO DE NOSSO SENHOR NO GETSÊMANI

    (Lucas 22:39-44) - Alguns pensam que a oração de Cristo foi de ira humana. O princípio básico não é escolher a cruz, mas obedecer à vontade de Deus. Se o princípio em que trabalhamos e servimos inclui rebelião, então satanás conseguirá glória, mesmo através dos nossos sacrifícios.

VI. COMO NOSSO SENHOR E PAULO AGIRAM SOB
    JULGAMENTO

    (Mateus 26:62-64; 27:11-14) - Registra o duplo julgamento de Cristo, o religioso, diante do sumo-sacerdote, e o político, diante de Pilatos. Quando julgado por Pilatos não respondeu porque estava sob jurisdição terrena, mas quando o Sumo-sacerdote disse: "eu te conjuro pelo Deus vivo", então ele respondeu. Isto é obediência à autoridade.
     Paulo, em Atos 23:2-9, ao ser julgado, prontamente submeteu-se, ao descobrir que Ananias era o sumo-sacerdote. Somente quando trabalhamos em obediência a autoridade, é que podemos trabalhar de acordo com a vontade de Deus.  Por que Jesus reprova os que profetizam e expeliam demônios em Mateus 7:21-23? Porque faziam do seu Eu o ponto de partida; eles faziam coisas em nome do Senhor, mas era atividade da carne. Jesus dá ênfase ao fato de que só quem faz a vontade de Seu Pai entrará no reino dos Céus (Isaías 1:10-15; Malaquias 2).

VII. VER AUTORIDADE EXIGE UMA GRANDE REVELAÇÃO

         (João 14:21) - Há dois assuntos importantes no universo; Primeiro confiar na salvação de Deus, segundo obedecer a sua autoridade. Crer e obedecer. A bíblia define pecado como transgressão (I João 3:4). O presente século é caracterizado por transgressão. Há dois princípios no universo: Primeiro o da autoridade de Deus. Segundo o da rebelião de satanás. Não podemos servir a Deus demonstrando um espírito rebelde. Satanás ri quando uma pessoa rebelde prega a Palavra. Somente depois que conhecemos a autoridade de Deus e aprendemos a obediência, poderemos conduzir seus filhos no caminho reto.