sábado, 28 de abril de 2012

“UM HOMEM E UMA FACE” FILIPENSES 3:12


“UM HOMEM E UMA FACE”
FILIPENSES 3:12

        Vivemos em uma época em que formulas instantâneas são aplicadas a quase tudo que fazemos, desde preparar refeições no microondas até tentar ficar rico em três passos simples. Nossa sociedade “aperta botão” em nossa época computadorizada nos condicionaram a pensar assim. Queremos soluções imediatas para todos os nossos problemas.
        Alguns cristãos pensam desse modo sobre tornar_se espiritualmente maduros. A verdade é que levamos tempo para conformar nossa vida a Jesus Cristo. É um processo para vida inteira. Não existem atalhos disponíveis para se tornar um homem de Deus. Por esse motivo Paulo escreveu aos Filipenses (Fl 3:12).

v   Construindo Sobre Um Fundamento Sólido.
        Todos nós embarcamos em nossa jornada cristã saídos de vários ambientes experiências, os quais afetam o progresso de nossa vida espiritual. Poucos são aqueles que conseguiram ter uma infância sem traumas graves e mau exemplo pelo desvio de conduta dos mais velhos e principalmente dos próprios pais. Poucos na verdade conseguiram evitar a deterioração causada pelo álcool, uso de drogas e promiscuidade sexual.

CONTINUE LENDO CLICK ABAIXO


v   Desde a Infância.
        Nesse sentido, alguns tiveram a alegria de ser como Timóteo, que aprendeu as escrituras desde a infância. Embora seu pai não fosse cristão (At 16:1), Timóteo teve bons exemplos em sua mãe Eunice e sua avó Lóide (ll Tm 1:5). Quando ouviu o evangelho, timóteo respondeu e tornou_se um seguidor de Jesus Cristo. Seu crescimento espiritual foi rápido, simplesmente porque tinha um fundamento sólido sobre o qual construir. Paulo escreveu então a Timóteo (l Tm 3:14-15).

v   Preparado Para Toda Boa Obra.
        Timóteo era afortunado. Possuía uma base sólida no Antigo Testamento. Quando ouviu Paulo pregar o evangelho, seu coração estava aberto e ele compreendeu que Jesus Cristo, o Messias predito pelos profetas, viera. Essa sabedoria o levou a aceitar a Cristo como Senhor e Salvador.
        Quando Timóteo se tornou cristão, Paulo edificou sobre esse fundamento, acrescentando mais verdades bíblicas, as Escrituras do Novo Testamento. O apostolo escreveu, pois, a Timóteo (ll Tm 3:16-17).
        Por causa de seu fundamento nas Escrituras, Timóteo cresceu espiritualmente com grande velocidade. Dentro de um ou dois anos, a época em que Paulo voltou a Listra na segunda viagem missionária, Timóteo já estava suficientemente maduro na fé para acompanhá-lo nas viagens missionárias (At 16:1-3).

v   Sem Fundamento Bíblico.
        Muitos que não foram tão afortunados quanto Timóteo tornaram_se cristãos hoje em dia. Eles não tiveram uma boa herança cristã. Na cultura do século XX e XXl, muitas pessoas não tem qualquer base bíblica. Elas se parecem com os Efésios e outros gentios que se converteram a Cristo no primeiro século. Cresceram num ambiente pagão e irreligioso. Andaram segundo o curso deste mundo (Ef 2:2). Agora, como cristãos precisam aprender a se “despojar do velho homem” (Ef 4:22) seus antigos modos de pensar e sentir, programados para seguir padrões pecaminosos. De maneira especial eles precisam ser “renovados no espírito” do seu entendimento (Ef 4:23). Devem revestir_se do novo homem (Ef 4:24).
        Paulo descreveu sucintamente esse processo do crescimento espiritual em sua carta profunda e poderosa aos Romanos (Rm 12:1-2). Os antecedentes que levamos a nossa experiência de conversão fazem diferença no nosso ritmo de crescimento espiritual.

v   Um Processo Para A Vida Inteira.
        Como está o ritmo de sua caminhada? Depois de ter dito e feito tudo até aqui, uma coisa se aplica a todos nós. Ainda leva tempo para nos tornarmos homens de Deus, não importa qual seja nossa herança espiritual ou psicológica. Embora alcancemos um certo nível de maturidade, conformar a vida a imagem e semelhança de Jesus é um processo que leva a vida inteira até que O encontremos face a face. Paulo deu testemunho disso em sua própria vida, quando escreveu (l Co 13:11-12).

v   Descobrindo homens Fiéis.
        Quando escreveu a Timóteo, Paulo se referiu a um “homem de Deus” que é perfeitamente habilitado para toda boa obra (ll Tm 3:17). Isso provoca uma pergunta importante; como reconhecemos o “homem de Deus?” Qual a sua aparência?

v   Timóteo Em Éfeso.
        Essas perguntas não são novas; elas passavam também, pela cabeça de timóteo, quando Paulo o deixou em Éfeso para estabelecer a igreja. Quando estava em Éfeso, Timóteo teve que tratar com homens que queriam ser professores e lideres espirituais.
        Paulo elogiou esses homens de Éfeso, “excelente obra almeja”, escreveu ele a Timóteo (l Tm 3:1). Mas recomendou a Timóteo que verificasse se cada individuo que queria servir na liderança era um certo tipo de homem.

v   Tito Em Creta.
        Tito enfrentou o mesmo desafio no ministério. Paulo deixou_o para “em cada cidade constituir presbíteros” (Tt 1:5). O apostolo aconselhou também, a Tito que verificasse se os homens que se levantavam como lideres correspondiam a certas qualificações.
        Tito aparentemente teve em Creta problemas mais difíceis de resolver do que Timóteo teve em Éfeso. Homens que evidentemente afirmavam ser cristãos já haviam surgido e estavam “pervertendo casa inteiras” (Tt 1:11). Tito não só enfrentou a pesada tarefa de descobrir e treinar homens para serem piedosos, como também, de fazer calar aqueles que eram enganadores (Tt 1:10).

v   O Perfil Da Maturidade.
        Os dois parágrafos na carta de Paulo a Timóteo e Tito nus dão um perfil poderoso para testar nossa maturidade em Cristo (l Tm 3:1-7; Tt 1:5-10). A lista seguinte é uma lista combinada dessas qualidades espirituais extraídas de ambas as cartas.

1.            Irrepreensível (um homem de boa reputação).
2.            Marido de uma só mulher (mantém pureza moral).
3.            Temperante (exemplo de equilíbrio nas palavras e atos).
4.            Prudente (sábio e humilde).
5.            Respeitavel (serve de exemplo).
6.            Hospitaleiro (desprendimento e generosidade).
7.            Apto para ensinar (comunicação facil, sem agressões).
8.            Não dado ao vinho (sem vícios).
9.            Não obstinado (não egocentrico ou controlador).
10.         Não violento (livre da ira que leva ao pecado).
11.         Não belicoso (não se mostra abusivo).
12.         Cordato (não discute e não provoca divisões).
13.         Amável (sensivel, amoroso e bondoso).
14.         Livre da ganância (não materialista).
15.         Alguém que governa bem a sua casa (um bom marido e pai).
16.         De boa reputação entre os de fora da igreja (bom testemunho).
17.         Amigo do bem (procura atividades piedosas).
18.         Justo (sábio, com bom discernimento, imparcial).
19.         Devoto (santo).
20.         Não imaturo (não neófito).

v   Você se enquadra?

v   Não Desanime.
        Ao avaliar sua vida, fique preparado para não desanimar. Veja isso como uma grande oportunidade para tornar_se o homem de Deus que você realmente quer ser. Lembre_se de que Satanás pode estar olhando por cima do seu ombro e sussurando em seu ouvido. Você nunca vai ser esse tipo de homem. Já cometeu muitos erros. Não há esperança para você. Qaundo Satanás tentar você com esses pensamentos; faça duas coisas.
        Faça valer (Tg4:7_8). E toda vez que Satanás lembrá_lo do seu passado, lembre_o do futuro dele.
        Ouça a voz do Senhor dizendo. Emo você, não importa o que tenha feito, onde voce esteja em seu crescimento espiritual, nem quais sejam os seus sentimentos. Estou do seu lado. Não o rejeitei. Você é meu filho. Você pode se tornar um homem totalmente Meu. Eu estou aqui para ajudá_lo.


v   Determine Um Alvo.
       Escreva um alvo que você gostaria de alcançar como resultado desse estudo:_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário